segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Geléia de morango

Receitinha básica de geléia: 1 parte de fruta fresca para 2 partes de açúcar.
Simples? Nããããããoo!!!!! rsrsrs
Eu cresci vendo minha mãe e minha avó fazendo geléia de todo tipo de frutas que aparecia na frente delas, então resolvi fazer minha primeira tentativa. E pra começar aceitei o conselho de mamãe: morango!
Como não tenho balança culinária usei a medida em copos, e pra facilitar eu bati os morangos no liquidificador. Deste suco eu fiz a medida. Coloquei tudo na panela, em fogo baixo e mexi! No meu fogão levou uns 30 minutos pra chegar no ponto, mas estou atropelando a história, vamos aos detalhes:
- use uma panela alta, pelas fotos dá pra ver que a calda "cresce" muito, no começo mal cobre metade de uma colher de sopa, mas no auge cobre quase o cabo inteiro da colher.
- mexa bem, não pra misturar, mas para desgrudar do fundo da panela.
- vai fazer espuma, isso é normal e não precisa ser retirada, mas para vender é legal tirar a espuma, pois depois de fria vai dar um aspecto esbranquiçado em alguns pontos.
- o ponto certo de tirar do fogo é quando abaixa a espuma e começa a ficar no ponto fio fino de calda de açúcar (pegue um pouquinho da calda com uma colher e vire-a a uns 20 cm de altura, deve formar um fio fino que liga a colher à panela) detalhe: ainda vai estar líquido. Se passar muito deste ponto vira bala puxa-puxa.

Depois de completamente fria colocar em um pote de vidro com tampa e deixar na geladeira. Não sei qual o prazo de validade, em casa nunca dura mais de uma semana, mas não recomendo mais de um mês.

Dica: panquecas com essa geléia fica divino!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário