quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sopa creme de cogumelo salmão, ou cogumelo pleuroto, ou cogumelo ostra ou cogumelo hiratake (à gosto do freguês!)

Recentemente desenvolvi uma lombriga que estava gritando em meu subconsciente: “ EU QUERO COGUMELOS!!”, mas não aqueles em conserva, que aliás eu cheguei a comprar mas nem chegou perto do que eu queria, eu estava precisando de cogumelos frescos! Passei mais de dois meses procurando – ô coisinha difícil de encontrar! – até que enfim achei, no mercadinho mequetrefe perto de casa mesmo, onde a coisa mais exótica que comprei foi beterraba (rsrsrs... brincadeirinha), e encontrei logo uma prateleira com vários tipos, porém o preço me obrigou a comprar somente 2 bandejinhas de 200gr :(

Enfim, estou eu em casa olhando maravilhada para minha nova aquisição e tentando imaginar o que fazer, até que tive um momento onde os sentidos se misturam, manja, quando você imagina um sabor, uma coisa que você nunca comeu na vida, mas o sabor que você sente é tão intenso e real que você TEM que reproduzi-lo a qualquer custo? Então, foi assim que cheguei à sopa de cogumelo hiratake salmão!

E foi assim que eu fiz: (pra variar foi tudo à olho, vou tentar adaptar para uma receita reproduzível rsrs)


3 fatias de bacon
1 colher de sopa de margarina
100 gr de cogumelos hiratake salmão
2 batatas bolinha (aquelas bem pequenininhas, que usamos para fazer conserva)
1 cebola média (mais ou menos a mesma quantia, em volume, do cogumelo)
1 xícara de leite
Colorau, pimenta do reino, noz moscada e sal à gosto

Picar tudo em pedacinhos bem pequenos, separadamente
Em uma frigideira antiaderente fritar o bacon na margarina até ficar crocante, retirar o bacon e na mesma gordura dourar levemente a cebola. Quando a mesma começar a ficar transparente juntar o cogumelo e deixar lá até tudo ficar bem molinho e acerte o sal (pra quem quiser uma versão mais light, use menos bacon e menos, ou nenhuma margarina, pois o cogumelo absorveu toda a gordura).
À parte, cozinhe as batatas no leite para acelerar o processo. Quando os cogumelos estiverem bem molinhos juntar ao leite com as batatas. À gosto colocar o colorau, pimenta e noz moscada. Deixar reduzir um pouco o volume até ficar ligeiramente cremosa. Bater tudo no liquidificador e servir com o bacon crocante.

Considerações pessoais:

- o bacon tem que ser de boa qualidade, evite aqueles que é pura gordura.
- a batata é só para ‘dar volume’, pode ser substituído por chuchu ou uma colher de sopa de maisena.
- todas receitas que encontrei na net, o modo de fazer era refogar tudo e no final colocar creme de leite, mas como eu não gosto muito de creme de leite preferi tentar minha idéia de leite com batatas :p – fica a sugestão pra quem quiser experimentar.
- com essa medida de leite ficou bem cremosa, se quiser mais líquido é só colocar mais leite.
- o colorau é só pra dar uma corzinha mesmo, eu tenho problemas com comida branca (catupiry, molho branco, pudim de baunilha, mingau de aveia...), não sei pq, mas acho ligeiramente nojento (pronto! Falei!), por isso sempre coloco alguma coisa pra colorir. Quem não tem problemas como eu (rsrsrs) é totalmente dispensável.
- o cogumelo é realmente lindo, dá dó de cortar.. rsrsrs
- para quem ficou curiosa: o sabor ficou igualzinho ao que eu tinha imaginado!!:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário