quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pão

Eu sempre tive na mente a imagem da minha mãe com as mãos grudentas e aquele cheiro forte de massa crua quando alguém falava em fazer pão em casa. Eis que um belo dia eu  ganhei um multiprocessador de alimentos que batia massa pesada (eliminaria a imagem das mãos grudentas) e eis que me bateu a vontade de fazer pão em casa.

A receitinha que usei é essa aí embaixo e foi só elogios. Eu levei o pão para o pessoal do escritório e acabou em minutos! :)

 
1 copo de leite (240ml) com 1 ovo dentro
1 colher (sopa) de manteiga
1 e 1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
3 copos de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento biológico seco

Amassar todos ingredientes até desgrudar da pá. Também pode ser feito na mão, o que eu não recomendo pelos motivos acima.. rsrs. Sove a massa por uns 10 minutos, deixe crescer por meia hora, molde, deixe crescer mais meia hora e asse.

Eu usei o fermento fresco ao invés do seco, cada 2 colheres de fermento em pó equivale a 1 tablete de 15 grs do fermento fresco. Esse tipo de fermento precisa de calor para crescer – o que eu fiz: aproveitei o forno quente de um bolo e coloquei a massa lá dentro (com ele desligado) para crescer.

Também usei um ovo batido para pincelar e deixar aquele aspecto brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário