terça-feira, 14 de maio de 2013

Pão rústico de azeitona


4 xícaras de farinha de trigo
1 saquinho (10 g) de fermento biológico seco instantâneo OU 2 tabletes de fermento biológico fresco
1 colher (café) de sal
200 g de azeitonas verdes picadas (ou verdes e pretas)
1 e 1/4 de xícara de água morna
3 colheres (sopa) de azeite

Dissolva os tabletes de fermento na água morna (caso use o fermento em pó pule este passo) e junte ao restante dos ingredientes, exceto a azeitona, que será adicionada por último.
Eu usei o processador para bater tudo e o resultado foi uma massa com cara de farofa e dura que eu achei que não daria em nada, mas resolvi ver o que aconteceria e deixei o pão crescendo no forno.
Como aqui em SP tá fazendo um frio doido esses dias, eu faço assim: enquanto estou trabalhando a massa, eu deixo o forno ligado e quando terminei de misturar tudo desligo o forno e ponho o pão pra crescer lá e dá super certo! É o único jeito que encontrei de fazer pão crescer no frio! rsrs
Cresceu por 30 minutos, junte as azeitonas que deverão estar secas e trabalhe a massa para que fique tudo bem homogêneo. Modele o pão, regue com um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido em 250ºC por aproximadamente 30 minutos.
Usei a assadeira de bolo inglês e rendeu dois pães. Pode-se também fazer pequenas bolotas ao invés de um pão grande, mas deve-se atentar mais ao forno, pois o tempo de cozimento mudará.

Dica para deixar o pão com a casquinha durinha e interior macio: assim que for colocar os pães para assar, borrife um pouco de água no forno e feche rapidamente a porta. Repita o processo depois de 5 minutos. O vapor d'água é que faz a casca do pão ficar crocante!

Fonte: http://www.cantinhovegetariano.com.br/2013/05/pao-de-azeitona-e-alecrim.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário