quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pudim de leite condensado

Esta é mais uma receita que entra na categoria fácil demais, daquelas que nem pensei em colocar aqui. Mas depois de uma colherada achei que merecia o devido espaço.

Calda

1 xícara (chá) de açúcar

Pudim

1 lata de leite condensado
2 medidas (lata) de Leite
3 ovos

Calda
Na própria forma onde será feito o pudim com furo central (19 cm de diâmetro), derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar e reserve.

Pudim:

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes e despeje na forma reservada. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar de um dia para outro. Desenforme e sirva a seguir.

Dicas:

- É essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal.
- Para que o seu pudim não forme furinhos, verifique se a temperatura do forno está regulada conforme indicação da receita. Leve a forma ao forno na grade superior, longe da chama.
- Quanto mais tempo o pudim ficar na forma e refrigerado, melhor, Isso ajuda a dissolver o açúcar que assim que sai do forno vai parecer bala dura, e assim terá mais calda.

Curiosidade: Pudim de leite ao redor do globo é conhecido como pudim de caramelo, pudim de leite é o que conhecemos como panna cota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário